Cross-media
Utilizando a criatividade e a interação entre as mídias, a estratégia de cross-media em suas primeiras iniciativas apenas combinavam mídias diferentes. O objetivo desta estratégia era apenas a adaptação do conteúdo. Deste modo, o cross-media distribuía o conteúdo para o maior número de mídias possível.
Segundo Neto (2009), o uso integrado de mídias avançou em meados dos anos 90, criando uma série de alterações no mercado da comunicação, com isso as empresas passaram a combinar esforços para criar um diferencial. Segundo o autor:
Outro momento importante para o avanço do uso integrado de mídias ocorreu em meados da década de 90, quando o acesso à Internet numa escala global, a aprovação de leis de desregulamentação das comunicações e a digitalização das mídias desencadearam uma série de acontecimentos nos mercados de comunicação, computadores e mídias, como a queda na circulação mundial de jornais, a estagnação da audiência da televisão e o crescimento do número de leitores que acessam informações na Internet. (...) As empresas passaram a combinar tecnologia, produtos e mão-de-obra na elaboração do conteúdo que seria adaptado, reaproveitado e distribuído em diversas mídias. Neste novo cenário, a Internet passou a ocupar uma posição estratégica por ser, em sua essência, uma plataforma multimídia. ( NETO, 2009. p.45)
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