segunda-feira, 12 de abril de 2010

Plano de Comunicação para a Associção Cultural Mucury


A criação deste projeto consiste na elaboração de um plano de comunicação para Associação Cultural Mucury, utilizando as redes sociais como ferramentas comunicacionais, para a valorização da cultura da região do Vale do Mucuri - Minas Gerais.

Com este estudo pretende-se facilitar a interação entre a Associação, os seus colaboradores e o público, implantando assim, uma estratégia de comunicação integrada, tornando a Associação reconhecida no campo da comunicação social.

Segundo Braga, pode-se observar claramente a importância nuclear da mídia e sua possibilidade de interação e a interferência profunda feita pelos mediáticos nos espaços não-midiáticos.

Uma maneira de referir-se à interação comunicacional é considerar que se trata aí dos processos simbólicos e práticos, organizando trocas entre os seres humanos, viabilizando as diversas ações e objetivos em que se vêem engajados e toda e qualquer atuação que solicita co-participação. (BRAGA, 2001, p.17)


O valor da mídia e suas razões deixam de ser um componente simples de conhecimento de poucos , sendo utilizado para vários fins; segundo Braga: “foi preciso uma presença mediática “objetivada” no espaço social para que a sociedade se perceba “conversando” consigo mesma” (BRAGA, 2001, p. 21).

Os meios de comunicação são também, importantes formadores de opiniões junto à sociedade, as informações podem ser inseridas através dos diversos meios de comunicação atuais: jornais, revistas, blogs, rádios, redes sociais, panfletos, dentre outros. “... A co-presença irredutível de diversidades é correlacionada com a auto-explicação – e, portando com a “construção” consciente da própria cultura”. (BRAGA, 2001,p.36). Outra razão é o fato de um fenômeno que põe em questão o modo habitual de conversação social como era feito e muitos ainda fazem, dentro de outros espaços organizados do funcionamento social. Hoje, podemos dizer que todos vivem em uma sociedade de comunicação ou sociedade mediática.

O paradigma da tecnologia da informação destaca diversos aspectos, a partir da revolução tecnológica, hoje consideramos a informação como ponto inicial para a formação e transformação de uma sociedade. Segundo Castells:

A primeira característica do novo paradigma é que a informação é sua matéria prima: são tecnologias para agir sobre a informação, não apenas informação para agir sobre a tecnologia (...) O segundo aspecto refere-se à penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias. Como a informação é uma parte integral de toda atividade humana, todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados (embora, com certeza, não determinados) pelo novo meio tecnológico.(...) essa lógica de redes, contudo é necessária para estruturar o não-estruturado, porém preservando a flexibilidade, pois o não-estruturado é a força matriz da inovação na atividade humana. (CASTELLS, 2001, p. 78)

A flexibilidade e a penetrabilidade descritas por Castells, explica o crescimento deste meio tecnológico-empresarial-mítico, voltada para a veiculação de informações e para a produção de vários efeitos com fins variados, com um grande diferencial, os baixos custos em sua manutenção.

Um projeto de extrema relevância para a comunidade acadêmica, pela utilização de um novo modelo de interação em diferentes espécies e com diversos público, valorizando o processo mítico/simbólico e co-participativo. Para a sociedade em geral sua importância está na valorização e reconhecimento em um campo mais amplo, da cultura regional, auxiliando o processo de desenvolvimento social sustentável através da inclusão social dos habitantes desta região.

Para nós, o conhecimento adquirido em relação a este novo processo midiático, comunicacional e todo o seu processo de implantação são de suma importância, para o nosso futuro como comunicadores.

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